Conjunto de subsistemas que permitem efectuar a gestão de um edifício, controlando os seus utilizadores e podendo restringir o seu acesso a determinados locais e até registar os seus movimentos.

O objectivo básico de um Sistema de Controlo de Acessos é extremamente simples: controlar quem pode estar num dado momento, num determinado local.

Frequentemente, as organizações têm a necessidade de saber quem tentou entrar num dado local utilizando um acesso valido ou se houve uma tentativa de acesso não autorizado ou, ainda que autorizado, o fez fora das horas normais de serviço.

Com a utilização de sistemas integrados a partir de um identificador único, um utilizador autentificado pode aceder ao interior da organização, ser-lhe permitido o acesso com a sua viatura, abrir todas as portas até ao seu alojamento, incluindo este, efectuar pagamentos, identificar-se perante o sistema de domótica, no caso de um empreendimento habitacional/turístico e ver, inclusive, debitadas automaticamente na sua conta todas as despesas de restauração, Golfe, etc.

O objectivo final pretende ser a gestão global dos edifícios no que diz respeito á circulação de pessoas e, eventualmente, viaturas.